Header Ads Widget

Seijin no Hi (成人の日)




O Seijin No Hi é um feriado nacional que tradicionalmente era festejado no dia 15 de janeiro. A data, no entanto, passou a ser móvel e celebrada na primeira segunda-feira após o dia 15 de janeiro. Essa mudança ocorreu após a aprovação de uma lei que permite a transferência dos feriados no Japão.

Aos 20 anos, os jovens passam a ter todos os direitos e deveres de um adulto. Eles podem votar, fumar e ingerir bebidas alcoólicas em público, além de poder contrair matrimônio sem o consentimento dos pais. O estabelecimento da maioridade legal, pelo Código Civil Japonês, ocorreu em 1876, após a Restauração Meiji.
As cerimônias Seijinshikis são realizadas pelos departamentos de ensino das prefeituras. Tradicionalmente, elas emitem convites de participação no mês de outubro a todos os nascidos na cidade, incluindo os estrangeiros residentes, que completem 20 anos no período entre dois de abril do ano anterior a dia primeiro de abril do ano corrente.
As mulheres vestem-se com o furisode, um tipo de quimono com mangas compridas. O furisode é um traje usado somente por mulheres solteiras adultas e representa a mesma coisa que os vestidos de debutante usados no ocidente.
Os homens às vezes usam um quimono masculino conhecido como hakama. Porém é mais frequente vestirem-se com ternos ocidentais.
Um furisode pode chegar a custar milhões de ienes e por isso muitos optam por alugá-los. Para ter uma ideia, somente um “obi” (faixa da cintura) pode custar um milhão de ienes (cerca de R$ 28 mil pelo câmbio atual), dependendo da qualidade do material.

Responsabilidade
Durante a cerimônia, autoridades locais falam aos jovens sobre as responsabilidades e o peso de sua nova condição de adultos. Alguns prêmios são sempre oferecidos nessa ocasião como, por exemplo, distribuição de “passes” para duas pessoas esquiarem por um dia em um resort de ski e uniformes esportivos, além de sorteios de tablets, smartphones, games, aparelhos eletrônicos e jantares em restaurantes.








Postar um comentário

0 Comentários