Header Ads Widget

Dia 03/02, é Setsubun (節 分)


Setsubun é o dia que separa o inverno da primavera, marcando o início do mesmo. Por ser uma data de mudança do clima e podendo causar adoecimentos, os japoneses acreditavam desde que poderia ser causado por oni e os espantavam com sojas gritando “Oni para fora! Boa sorte para dentro!”.
 🎶 鬼 は 外! 福 は 内 

Oni wa soto! Fuku wa uchi!


A origem desse ritual popular está na cerimônia chamada Tsuina ou Oniyarai que, era realizada no final de inverno, na casa do imperador do período Heian (794 a 1185).
É comum vermos duas figuras representativas no ritual, o Oni e uma mulher. Segundo uma antiga lenda, uma velha senhora tenta roubar alguma coisa de um velho. Porém a figura do velho era um disfarce do Oni ( ogro ) que tem o poder de se disfarçar de ser humano.
Quando o velho viu o roubo, acabou revelando sua verdadeira natureza de ogro. Com o susto, a velha apanhou a primeira coisa que viu pela frente : grãos de soja e atirou-os nele. Foi assim que surgiu o mamemaki, ou seja, jogar grãos de soja para expulsar o demônio, o mal e a má sorte.


Segundo a superstição japonesa, este é o dia de comer Ehoumaki (恵方巻き) um sushi longo que deve ser comido olhando para a direção da sorte  Sul Sudeste, levemente para direita(este ano 2018). Enquanto você está comendo, feche os olhos e não fale até terminar.Não se deve cortar com faca nem dividir com ninguém, pois tal atitude significa cortar a sorte ou dividi-la.



O sushi é do tipo makizushi, enrolado com alga nori e recheado com sete ingredientes em referência aos sete deuses da sorte : oboro denbu (rosa), omelete ou datemaki, pepino, kanpyoo, kooyadoofu, anago ou unagi e shiitake. Existem outras versões feitas com doze ingredientes e a versão chinesa é feita com oito ingredientes, para os oito deuses da sorte chineses.


Postar um comentário

0 Comentários