Hina Matsuri: A Festa das Bonecas no Japão
A Hina Matsuri (ひな祭り), também conhecida como Momo no Sekku (桃の節句) ou Dia das Bonecas, é uma celebração tradicional japonesa que ocorre anualmente em 3 de março. Esta festividade é dedicada às meninas, desejando-lhes saúde, felicidade e sucesso na vida.
A Hina Matsuri tem suas raízes no período Heian (794-1185), onde originalmente era uma cerimônia de purificação chamada "Nagashi Bina", onde bonecas de papel eram flutuadas em rios para levar embora as impurezas e doenças. Com o tempo, essa prática evoluiu para a exposição de bonecas em plataformas especiais dentro das casas, simbolizando a purificação e a proteção das meninas.
Em cada prateleira, de cima para baixo, as bonecas são expostas na seguinte ordem:
- Família Imperial, representados por um príncipe e uma princesa sentados diante de um biombo dourado e lamparinas
- três Damas da Corte, representando a classe da aristocracia
- cinco Músicos, representando os artistas e literatos
- 2 Ministros e oferendas, representando funcionários do governo e religiosos
- 3 samurais e plantas, representando a classe guerreira e os domínios feudais
- objetos usados na Corte – miniaturas laqueadas de móveis, baús para quimonos, penteadeira, utensílios para Cerimônia do Chá, caixa de costura.
- objetos usados fora da Corte, representando as pessoas comuns – miniaturas laqueadas de carroça de boi, palanquim, caixas empilháveis, carroça de flores
A tradição central da Hina Matsuri é a montagem de uma plataforma especial chamada "hina ningyo" (雛人形), onde bonecas representando o Imperador, a Imperatriz, cortesãos, músicos, e guardas são dispostas em camadas. A disposição dessas bonecas é meticulosa, com cada figura em seu lugar específico.
O hishimochi também é um doce colorido com as cores verde, branca e rosa, como o hina-arare, mas é feito com a massa do arroz glutinoso. A massa é disposta em três ou cinco camadas. O doce geralmente é colocado nos altares decorativos da festa.
Shirozake, bebida feita de arroz fermentado porém sem teor alcoólico.
Hamaguri Ushio-jiru é uma sopa onde são colocadas duas conchas de moluscos e representam o símbolo de um casal unido e pacífico.
Representa o casamento e durante o Hina Matsuri, as mamães aproveitam para ensinar às suas filhas sobre o casamento e os laços de união entre marido e mulher.
Hina arare são docinhos feitos com arroz glutinoso (mochigome) crocante e açucarado. A camada externa de açúcar tem as cores branca que representa a neve do final do inverno, verde que representa a grama nova e rosa, as flores de pessegueiro. Uma superstição popular diz que se a exposição inteira não for desmontada após o período do festival, a meninas de tal família não conseguem se casar futuramente.
O sakuramochi é um doce tradicional japonês (wagashi), feito com arroz glutinoso e anko (pasta de feijão azuki). O bolinho é rosado e envolto com uma folha de cerejeira em conserva. Existem duas versões do doce: uma é feita com os grãos de arroz inteiros (estilo Kansai) e outra é feita com a farinha do arroz grelhada como crepe (estilo Tóquio).
O tirashizushi é um tipo de sushi bem colorido, servido em uma tigela. Sobre a porção de arroz temperado, são colocados peixe cru, cogumelos, omelete em tiras, alga nori e o que mais o chef permitir.
Durante o Festival das bonecas há uma música bastante cantada nas escolas pelas crianças. É a música “Ureshii Hina Matsuri,” que se traduz como “Feliz Festival das Bonecas“
----------------
Akari wo tsukemashou bonborini
Ohanawo aguemashou momo no hana
Go'nin bayashi no fue taiko
Kyou wa tanoshii Hinamatsuri Odairisama para Ohinasama
Futari narande sumashigao
Oyome ni irashita neesama ni
Yoku nita kanjono shiroikao kin nao Byoubuni utsuru oi wo
Kasukani yusuru haru no kaze
Sukoshi shirozake mesaretaka
Akai okaono udaijinKimono wo kikaete obi shimete
Kyou wa watashi mo haresugata
Haru no yayoi no kono yoki oi
Nani yori ureshii hinamatsuri
Acendamos como lanternas de bonbori
Ofereçamos flores de pêssego
A flauta e o tambor dos 5 músicos
Hoje é o feliz Festival das Bonecas O Imperador e a Imperatriz
Lado a lado, com séria fisionomia
A dama de honor de rosto branco
Muito parecido com uma nova cunhada O vento primaveril balança suavemente
A luz refletida sem biombo dourado
O guardião à direita do rosto vermelho
Teria tomado o saquê branco? Trocando de quimono, reapertando o obi
Hoje também estou em trajes de gala
Este dia primaveril de março
É o Festival das Bonecas de muita alegria
--------------
A Hina Matsuri não é apenas uma celebração de meninas; é uma expressão de desejo por sua felicidade futura e bem-estar. A exposição das bonecas é vista como uma forma de atrair boa sorte e proteger as meninas de doenças e infortúnios. A prática de desmontar as bonecas logo após o festival, tradicionalmente antes do início do mês seguinte, é considerada importante para evitar má sorte.
0 Comentários